Cross-Border
- 09/02/2022 -
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Metaverso e insights de aplicações reais para a indústria da moda

Conhecido como a nova era da internet, o metaverso, já comum no mundo dos games, agora também está transformando a indústria da moda. Com isso, se abre um grande leque de possibilidades para o setor.

Em uma matéria publicada pela revista Vogue, a especialista sobre o assunto Cathy Hackel, afirma que “O metaverso é a extensão do que está vindo para a criatividade humana e a moda é uma das indústrias que mais sofrerão influência dessa tendência”.

No metaverso, além de  se aproximarem do público que está por dentro das novas tecnologias, as marcas conseguem fazer apresentação de seus produtos de maneira interativa e conseguem se destacar no mercado. 

Grandes marcas como a Nike, Gucci, Vans e Balenciaga estão pensando nesse futuro ou já colocaram em prática algumas ações para mergulhar de vez na realidade aumentada. 

Nesse conteúdo, vamos te mostrar o que é o metaverso e como está provocando diversas inovações na indústria da moda. Continue a leitura do artigo e confira.  

O que é metaverso?

De maneira simplória, podemos dizer que o metaverso é uma extensão da vida  física para o digital. Isso significa a convergência entre as duas realidades, onde os usuários podem interagir em um universo de realidade aumentada (3D), gerado por computadores. 

Entretanto, a realidade virtual  possui alguns atributos para quem quiser se aventurar nesse novo mundo. São esses: presença social, continuidade de seguir “tocando a vida” sem poder recomeçar do zero, assim como no mundo físico, e o compartilhamento com os outros usuários, assim como ocorre na vida física também. 

A moda digital

Seja por desfiles virtuais que começaram por causa da pandemia, jogos de videogame como Fortnite ou em avatares do sistema metaverso. Fato é que há alguns anos a moda digital virtual vêm ganhando espaço relevante na indústria. 

É importante salientar que o metaverso não irá substituir o mundo real, porém as relações serão amplificadas através desse sistema. As pessoas já estão vivenciando muitas experiências surreais há alguns anos atrás, que o meta vem proporcionando como:roupas digitais e conectadas, sensores localizados no tecido que ajudam a entender o corpo, avatares e ambientes virtuais.

Além dessas experiências aos usuários, existem as  NFTs( non-fungible token) ou token não fungível, traduzindo para o português. Um certificado de propriedade e autenticidade de marca, criptografado, só existente no mundo virtual. Todas as marcas precisam ter esse selo para comprovar originalidade dos produtos.    

É importante salientar que o metaverso não irá substituir o mundo real, porém as relações serão amplificadas através desse sistema.

Oportunidades e democratização

A moda dentro do metaverso pode ser analisada como sinônimo de inúmeras oportunidades para as marcas, democratização e acessibilidade.

 Um grande exemplo disso são as  variadas“skins”, ou seja, roupas  e acessórios para construir os avatares. Os skins, estão cada vez mais, se tornando uma espécie de porta de entrada para as empresas na moda digital. 

Além disso, fazem a comunicação com um público mais jovem e possibilitam que um número maior de pessoas sinta o privilégio de estar vestindo algum produto daquela marca que gosta. 

O que as marcas já estão fazendo?

Como citamos no início do conteúdo, organizações de grande porte e reconhecidas mundialmente estão de olho nas inúmeras possibilidades que o metaverso pode oferecer. Veja alguns exemplos de marcas de grife que já entenderam o mercado digital. 

  • A Louis Vuitton desenvolveu uma coleção exclusiva para ser vendida no jogo League of Legends. Isso em 2019. 
  • A marca Balenciaga vestiu vários personagens de Fortnite. 
  • Já a Nike , que há pouco tempo também disponibilizou roupas para personagens do game Fortnite, procurou o escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos para conseguir registrar nomes, símbolos e frases para o universo virtual. 
  • Outra marca que não perdeu tempo foi a Tommy Hilfiger A empresa iniciou um projeto de transformar as suas modelos em avatares. Jasmine Sanders foi a primeira modelo inserida no metaverso e vestiu as roupas da marca no mundo digital. 
  • A Ralph Lauren, concorrente direta da Tommy, não poderia deixar por menos e apresentou uma coleção de roupas digitais. Foram doze looks de estilo vintage. 

O que podemos esperar do futuro?

o que podemos esperar do futuro com o metaverso e a realidade aumentada

Apesar da grande aposta do metaverso ser o futuro da humanidade, muita gente ainda não ouviu falar sobre o sistema. 

 De acordo a pesquisa feita pela Wunderman Thompson Intelligence, uma das grandes agências de tendência do mundo, cerca de 38% dos consumidores já escutaram falar sobre o metaverso. 

Porém, tudo indica que levará pouco tempo para essa porcentagem aumentar. nalistas de mercado da Bloomberg Intelligence afirmam que o metaverso tem a estimativa de construir um mercado avaliado em torno de U $800 bilhões. 

Vale lembrar que muitos setores e grandes organizações estão apostando muitas fichas nessa tecnologia. Um bom exemplo é o antigo Grupo Facebook,  que atualizou seu nome para Grupo  Meta inspirado no termo metaverso e investiu 50 milhões de dólares para construir o seu novo universo. 

Metaverso no mercado de Cross Border? 

O metaverso pode influenciar as exportações de lojas virtuais internacionais. A partir do momento em que grandes organizações começam a planejar colocar algumas lojas no universo de realidade aumentada, o mercado Cross Border precisa ficar atento. 

Por exemplo: um consumidor entra na loja de uma de suas marcas preferidas no metaverso, olha os produtos nas prateleiras, adquire algum, faz o pagamento no virtual e pede para receber o item em seu endereço físico, que pode ser em outro país.

Dessa forma, o metaverso abre várias portas para a movimentação da venda por e-commerce e da indústria do cross border. Sem contar que essas organizações de importação e exportação também podem fazer planos para entrar nesse novo universo. 

E especificamente da moda?

A chegada do metaverso já trouxe mudanças significativas para a indústria da moda, inclusive na maneira de interação com o público. O ambiente virtual, por meio da realidade aumentada, veio para desafiar as organizações, mas ao mesmo tempo oferece uma gama de alternativas para potencializar mais o negócio. 

Especialistas afirmam que  o metaverso será um espaço de muita interação social e a moda terá um papel muito importante nesse contexto. 

Portanto, todas as novas maneiras de criação de roupas e acessórios, vender e usar as peças e artigos disponíveis criam um grande valor econômico no metaverso. Fatos que provocam uma revolução no mundo da moda. 

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