Vender Online
- 21/12/2021 -
TEMPO DE LEITURA: 6 MIN.

Conheças as melhores plataformas de e-commerce para 2022

Para quem está iniciando na área do comércio eletrônico, a principal dúvida que surge é em relação às plataformas de e-commerce. O que é extremamente normal, uma vez que os empreendedores procuram compreender qual é o melhor sistema, já que a estrutura de uma loja virtual é considerada a base para o sucesso do negócio.

Atualmente existem diversas plataformas de e-commerce, e mesmo que elas possuam características diferentes, o maior objetivo de todas consiste em alavancar a sua loja virtual. E isso não acontece somente por meio do aumento do número de vendas, mas também através de um conjunto de serviços prestados que auxiliam os gestores a operarem o e-commerce por completo.

Algumas oferecem recursos simples, acessíveis e gratuitos. Outras apresentam funcionalidades mais robustas e possuem um determinado valor. Contudo, é fundamental que além de conhecer as variadas opções, você saiba identificar a que se encaixa melhor com as necessidades da sua empresa.

Plataformas de e-commerce: o que são?

Para explicar o que são as plataformas de e-commerce vamos usar o Lego como exemplo. Geralmente, as peças de montar vêm acompanhadas de uma base que serve de estrutura para o objeto que será montado em seguida. 

As plataformas de e-commerce funcionam praticamente da mesma maneira. Elas são a base para o seu negócio online, onde você vai encaixar as principais peças: a loja, a gestão de estoque, o gateway de pagamento, o sistema de entregas, entre outros. 

Sendo assim, podemos definir as plataformas de e-commerce como um sistema que vai servir como base para integrar todas essas ferramentas e criar uma estrutura para começar a vender online. 

Plataformas de e-commerce: 3 tipos mais utilizados no Brasil

Existem várias nomenclaturas para as plataformas de e-commerce, mas vamos falar sobre as três mais utilizadas hoje no Brasil: Saas, Open Source e a Proprietária. De forma objetiva, o modelo Saas é uma ferramenta criada por uma empresa que te permite usar o sistema mediante pagamento mensal, oferecendo suporte, manutenção e algumas vantagens. 

O segundo é o Open Source, que como o próprio nome sugere é um “código aberto”, ou seja, se você tiver o conhecimento sobre aquela ferramenta e linguagem você pode aplicar as técnicas para construir sozinho a sua loja virtual com base naquela linguagem de programação.

E o terceiro é o modelo de plataformas para e-commerce proprietárias, que na prática significa ou comprar a licença de uso de um software, código, ou ainda você construir a sua própria plataforma. 

Cinco plataformas de e-commerce para conhecer

No fim das contas há muitos modelos de plataformas para e-commerces, onde cada uma apresenta prós e contras. Pensando nisso, separamos cinco plataformas para e-commerce que você precisa conhecer. Veja!

Shopify

É uma plataforma de e-commerce que oferece serviços que vão desde o design e layout da loja virtual, passando pelo gerenciamento de estoque e vendas, até a facilidade para integrar com diferentes formas de pagamento. Hoje são mais de um milhão de usuários utilizando a solução e mais de 100 bilhões de dólares já foram movimentados em vendas na plataforma.

VTEX 

Trata-se de uma plataforma SaaS (Software as a Service), ou seja, ela conta com toda a estrutura necessária para o cadastro de seus produtos, integração de meios de pagamento, frete e mais. Com ela, a única preocupação dos lojistas é vender. A VTEX funciona por meio da nuvem e é voltada para a administração e desenvolvimento de lojas online. Uma excelente opção para os empreendedores que já operam no ambiente digital.

Tray Commerce

Nela o próprio lojista pode montar a loja virtual com ecossistema completo e integração com mais de 20 marketplaces em um único painel. A plataforma possui mais de 18 anos de experiência no mercado, conta com mais de 300 recursos para vender na internet, buscar e fidelizar clientes em diversos canais com máximo gerenciamento. 

Nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce dedicada a ajudar empreendedores e PMEs, permitindo que você crie a sua própria loja on-line para vender na Internet, sem intermediários, diretamente entre você e seu cliente.

Além disso, você também terá um painel de administrador, no qual poderá gerenciar suas vendas, configurar e modificar o que deseja através de todos os recursos que oferecemos.

O pagamento da loja é mensal (embora você também possa pagar um número maior de meses), e você pode escolher um dos planos com preços diferentes, dependendo dos recursos que precisa e do estágio do seu negócio.

Magento

O Magento é a plataforma de e-commerce open source, desenvolvida na linguagem PHP e distribuída livremente no site da empresa e na comunidade de desenvolvedores que trabalha no sentido de aprimorar e acrescentar novos recursos ao sistema. Pode-se afirmar sem medo de exageros que o sistema Magento é uma das soluções mais completas do mercado.

Essas são apenas algumas das plataformas de e-commerce que podem auxiliar o seu negócio. Antes de escolher com qual você quer trabalhar, é preciso compreender os objetivos do seu negócio é essencial para descobrir qual delas é a melhor para a sua loja online!