EXPORTAÇÃO
- 16/11/2021 -
TEMPO DE LEITURA: 6 MIN.

Exportar para a China: Conheça mais sobre o mercado Chinês

Se você deseja exportar para a China, nada mais justo do que começar conhecendo melhor o mercado chinês. E a primeira informação relevante é que o país vem se tornando cada vez mais importante para a economia brasileira. Isso porque a China é o principal destino das exportações do Brasil, movimentando anualmente cerca de US$ 35 bilhões.

Inclusive, vale destacar que no início deste ano, exportar para a China estava no topo da lista de destinos das exportações brasileiras. Trata-se de nada mais, nada menos do que o maior parceiro comercial do Brasil em volume de vendas. 

Além disso, estamos falando da maior economia de exportação do mundo, que só em 2017, gerou US $ 2,41 trilhões, o que faz com que exportar para a China seja uma meta para diversos empreendedores e empresas.

Entretanto, se engana quem pensa que exportar para a China é fácil. Vender para o mercado chinês implica em uma série de etapas e requisitos que precisam ser levados em consideração. Continue a leitura e entenda mais sobre como funciona esse processo!

5 informações para quem deseja exportar para a China

veja algumas informacoes para quem deseja exportar para a china

Cultura > Conheça o perfil de compra do consumidor chinês

Tanto para quem almeja exportar para a China, quanto para outros países, o primeiro ponto a ser observado deve ser a cultura do lugar. É necessário buscar esse conhecimento para entender se o produto que você deseja exportar é adequado para as necessidades dos consumidores chineses. Ou seja, se ele está de acordo com o que a população chinesa gosta de comprar.

Vamos a um exemplo: Na China não é comum as pessoas comprarem leite e consumirem produtos que sejam derivados do leite. Portanto, se você pretende exportar para a China produtos do setor de laticínios, certamente encontrará maiores dificuldades, uma vez que esse item não pertence à cultura deles.

Entenda > Por quê você quer exportar para a China?

Por qual razão você gostaria de exportar para a China? E por qual motivo você acredita que os chineses iriam consumir o seu produto? Esses são questionamentos importantes de se fazer, nunca esquecendo também de verificar as legislações do país para o qual você pretende exportar.

Afinal, assim como o Brasil possui órgãos responsáveis por regularizar e supervisionar a procedência dos produtos, o mesmo acontece com os chineses. Desse modo, esse órgão é quem define quais produtos e empresas estão aptos para exportar para a China. Além, claro, de avaliar e estabelecer um padrão de qualidade mínimo que estes produtos precisam ter para que possam ser comercializados no país.

Logo, é preciso que você realize uma pesquisa para saber se sua mercadoria tem permissão para ser vendida na China. 

Pesquisa > Descubra se exportar para a China o seu produto é viável

descubra se exportar para a china o seu produto e viavel

Você sabe se é viável exportar para a China o seu produto? Descobrir essa resposta envolve um estudo do cenário internacional para identificar quais serão os seus possíveis concorrentes alvo. 

Caso você ainda não saiba, o concorrente alvo é aquela empresa que tem um produto similar ao seu ou até mesmo aquela que pode vir a desenvolver um produto semelhante ao do seu negócio. Não havendo um concorrente alvo, isso pode significar um bom sinal.

Estratégia > Crie um plano de como irá prospectar esse cliente

Exportar para a China exige que você tenha uma estratégia de prospecção. Na prática, isso significa saber expor para o potencial cliente todos os diferenciais que o seu produto possui. Para isso é importante identificar o seu ambiente alvo, ou, em outras palavras, em quais cidades e estabelecimentos o seu produto será vendido e de que forma. 

Empresa competente > Conte com uma equipe especializada em exportação

conte com uma equipe especializada em exportacao como a shipsmart

Contar com uma empresa que já está habituada a exportar para a China facilita muito a vida de empreendedores e empresas que buscam vender seus produtos para o mercado chinês.  

A ShipSmart permite que pessoas físicas, pequenas e médias empresas enviem seus produtos para o mundo todo com uma rede de entregas altamente eficiente, simplificando o processo logístico e minimizando os problemas.

Por meio de uma plataforma é possível simular fretes internacionais, entender as principais regras dos mercados globais mais requisitados, calcular taxas e impostos dos produtos nos países destinatários e, de fato, solicitar os envios através de seus dispositivos ou API’s plugadas em suas plataformas de forma simples, rápida e com um preço justo, sem se preocupar em levar o produto para algum lugar ou preencher uma série de documentos. 

Então, lembre-se: para exportar para a China é preciso se planejar, encontrar o seu público e concorrente alvo, sem esquecer do diferencial do seu produto para que você possa vender para os chineses. E claro, acessar o site da ShipSmart para a gente cuidar das suas entregas!!