Vender Online
- 12/04/2022 -
TEMPO DE LEITURA: 8 MIN.

Série Oportunidades: O marketplace no setor de Moda

O mundo digital já se tornou terreno rico para o mercado internacional e tem se expandido cada vez mais, proporcionando novas formas de comercializar e atrair mais clientes. Em nosso primeiro artigo da Série Oportunidades, vamos conversar sobre o contexto do marketplace e suas relações com o setor de Moda.

O que é marketplace?

A palavra “marketplace”, traduzida do inglês,” significa “mercado”, devido seu formato de espaço para consumidores e vendedores realizarem negócios.

No entanto, a era digital agregou novos sentidos à palavra, que agora se refere também às plataformas online que  realizam transações do mesmo tipo.

Para entender melhor o que é essa nova forma de vender, imagine um shopping center virtual, no qual se reúnem diversas lojas e qualquer consumidor pode passear livremente, com segurança e praticidade entre as marcas e seus produtos. Imaginou? Isto é o marketplace.

Este encontro de lojas online favorece aos consumidores a pesquisa facilitada de seus produtos de interesse e dos melhores preços oferecidos.

Por isso, cada vez mais consumidores escolhem esse tipo de “shopping center” como primeira opção na hora de realizar compras virtuais. 

Como funciona o Marketplace? Exemplos

Aposto que você já deve ter visitado um marketplace. Muitas empresas conhecidas atuam nesse formato, como o Mercado Livre e a Amazon.

Só no segundo semestre de 2021, de acordo com pesquisas da Ebit/Nielsen, mais de $ 53 bilhões de reais foram movimentados pelo marketplace, o que correspondeu 31% a mais do que no semestre anterior. Fora isso, o número de novos marketplaces também segue em ascensão.

Entre as suas principais vantagens, o espaço virtual serve para empresários iniciantes no mundo online lançarem suas marcas e alcançarem reconhecimento com seus serviços e produtos, além de oferecer uma possibilidade de diversificação de público e um maior crescimento dos lucros para empresas que já têm tradição.

Mercado Livre: Tudo em um só lugar

Existem marketplaces de grande sucesso pelo mundo, impulsionados pelo comércio transfronteiriço. Um deles é o Mercado Livre.

A empresa foi fundada em 1999, na Argentina e hoje o site é líder de acesso no segmento no Brasil, com mais de 300 milhões de usuários registrados e mais de 9 compras por segundo.

Seu principal objetivo é democratizar o comércio eletrônico através de uma plataforma e de serviços necessários para a realização de negócios na Internet.

O Mercado Livre sequer oferece produtos próprios, apenas vende materiais de lojistas parceiros, proporcionando ações que facilitam as relações de compra e venda.

Toda a jornada de compra, seja de produtos gerais, veículos, imóveis e serviços, acontece dentro da plataforma, exceto da área de Classificados. 

Mesmo diante da chegada da Covid-19, o valor de mercado do Mercado Livre continuou crescendo e hoje é o queridinho do Brasil e o maior e mais completo marketplace da América Latina.

Americanas: A brasileirinha de sucesso

Em segundo lugar entre os “shoppings virtuais” que mais bombam no Brasil está a Americanas. A empresa fundada em 1929 na cidade de Niterói-RJ, hoje tem um marketplace de sucesso.

A Americanas, que já tem o maior site de varejo do país e é um dos integrantes do maior grupo de varejo brasileiro, o B2W. Agora também abriu seu próprio marketplace, que já se tornou um dos mais procurados por consumidores, lojistas e empreendedores.

Amazon: Todo mundo conhece

A Amazon é uma empresa multinacional de tecnologia norte-americana com sede em Seattle, Washington.

Além de ter ganhado alta popularidade como E-commerce em geral, hoje, também se tornou um dos marketplaces mais valiosos e visados do mundo.

A plataforma permite vendas de produtos novos e usados, de diferentes setores, por lojistas e empresários, com preço fixo do mercado on-line, além de regularmente fazer ofertas. 

Estes e outros marketplaces têm feito inúmeros investimentos para aprimorar cada vez mais suas atuações, como abertura de novos centros de distribuição, lançamento de programas, serviços de desconto e parcerias de frete.

Marketplace no setor de Moda

Segundo pesquisas da empresa Behup, o setor de Moda ficou em terceiro lugar entre as intenções de compra na Black Friday de 2021.

Com a mudança de hábitos dos consumidores, os avanços tecnológicos e a priorização da experiência do cliente nos canais digitais, esse setor é um forte representante dentro dos marketplaces.

O cliente que consome moda através dos meios digitais deseja mais do que adquirir seus produtos de interesse, ele quer ser bem atendido e sair satisfeito com sua experiência.

E para alcançar essa satisfação nesse setor, as plataformas de negociação e os vendedores precisam se dedicar para proporcionar um encontro facilitado de seus sites, conteúdo acessível a todos e uma boa organização das mercadorias, através de separações de segmentos como as seções kids, adulto, verão e inverno.

Outros fatores que implicam na conclusão das vendas, como variedades na forma de pagamento e expedições rápidas, não podem ser deixados de lado.

Os consumidores querem se sentir seguros com suas compras e receber o mais breve possível as suas encomendas. Praticidade, rapidez, conforto e segurança nas operações de compra são qualidades-chave para esse setor.

Negócios de Moda de todos os tamanhos podem ser inseridos nesses “shoppings”. E para contemplar os envios das mercadorias internacionais, existem serviços práticos de exportação.

Depois de chegar no marketplace, como exportar meus produtos?

Alguns vendedores, mesmo depois de investirem em novos formatos online de venda, não sabem como ou não conseguem expandir seus produtos para fora do país.

Para proporcionar o ingresso nas fronteiras internacionais e fazer pessoas e empresas concluírem suas vendas em qualquer lugar do mundo, a ShipSmart oferece serviços com uma inovadora experiência do mercado logístico.

Agilizando o processo de exportação, a ShipSmart tem foco no comércio eletrônico de vendas B2C e B2B, conhecido por e-commerce cross border.

Seu serviço funciona totalmente online (app, site e API), com preços competitivos que possibilitam envios de produtos brasileiros para qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de se deslocar ao ponto de postagem e já com o cálculo de imposto.

Com um sistema de cotação gratuito, pensado especialmente para uma boa experiência dos clientes, a empresa oferece o cálculo do frete e impostos em “real time” para mais de 200 países.

E, ao contratar sua equipe, todo processo de embarque é gerenciado pelo seller, proporcionando uma experiência de compra e venda cross border tranquila e segura.

O que está esperando? Leve agora a sua moda para qualquer lugar do mundo.