Antes de oferecer o recurso de exportação em suas vendas, é fundamental planejar e listar onde sua empresa deve investir para concluir com qualidade os envios internacionais. Por isso, preparamos uma Checklist Cross Border para garantir o seu sucesso e promover a melhor experiência aos seus clientes.
Primeiro passo: Organize-se!
2021 concretizou o que 2020 já apontava: O mercado digital global é o novo presente.
Logo, se você quer embarcar no cenário de Cross Border e se tornar uma empresa que atenda cada vez mais clientes internacionais, já deve ter entendido a importância da presença da sua marca no comércio eletrônico.
Então, chegou o momento de se organizar. Olhe para dentro da sua empresa e reveja suas estratégias de comercialização, marketing e inovação.
Estude e analise as necessidades de encontrar parceiros de logística e tecnologia para tornar prático este momento de transformação digital internacional.
Concentre-se na Experiência do cliente
Como está o seu site atual? Você está presente nas principais redes sociais? O conteúdo apresentado está direcionado ao perfil dos seus clientes? As ferramentas para processo de compra e venda são práticas e fáceis de se compreender? Há estratégias de frete e acompanhamento dos envios dos produtos? Estas e outras perguntas precisam fazer parte da rotina da sua organização.
Esteja online para o mercado comercial
Se quer começar a vender para fora do país, é preciso estar online para o mercado comercial.
Planeje experiências na internet que atendam desde clientes mais próximos da sua empresa física aos que se encontram em diferentes lugares do globo.
Tenha seu próprio site ou estude as melhores plataformas de vendas terceirizadas para expandir seus negócios. E que tal redes sociais? Afinal, é nelas que a maioria dos consumidores online passam o dia navegando.
O próprio Google, maior mecanismo de busca online do mundo, está trabalhando para colocar no topo das pesquisas, os sites com melhor perfil de experiência dos navegadores digitais.
“Oi! Estamos aqui!” – Invista em Marketing
Não basta inserir seus produtos na internet, precisa trabalhar com estratégias que façam seu público alvo encontrar seus canais e se encantar com o diferencial dos seus negócios.
Por isso, aposte em ferramentas que façam seu Cross Border ser localizado em qualquer lugar do mundo.
Algumas sugestões para isso são o investimento em ações de descomplicação diante de burocracias internacionais, o trabalho com moedas locais dos países atendidos e a exibição de preços até a experiência de pagamento.
Conheça as diversas formas de pagamentos digitais que existem e selecione quais precisa e quer trabalhar.
Essas e outras estratégias contribuem para aumentar aconfiança dos consumidores porque trazem mais transparência no checkout.
Em seu site e em suas redes sociais, apresente sua marca sobre bases diferentes de tráfego de entrada de usuários, invista em produções de conteúdo e design qualificados e oferte canais fáceis de resolução de dúvidas e atendimento.
Faça publicações claras na descrição dos produtos ou das campanhas promocionais, com informações de preços, descrições do produto e prazos de entrega e diferencial deles em relação à concorrência.
Entregue seus produtos com qualidade e rapidez
Nosso último ponto da Checklist Cross Border se concentra no momento final dos seus serviços: a logística da entrega.
Estude as melhores práticas de frete, desde preços à qualidade dos envios.
É preciso conhecer os impostos e taxas de entrega para não encontrar desistências durante o checkout.
A confusão sobre impostos e taxas hoje é uma das principais culpadas pelas não conversões internacionais.
Invista em plataformas de cálculo de taxas e impostos precisos para compras em cada mercado. Uma cotação eficiente apresenta os melhores preços do mercado.
Depois, garanta uma entrega rápida e precisa. Os clientes online, fazem suas compras e queremreceber suas encomendas o mais rápido possível.
Por isso, informe o tempo que levará para a entrega acontecer, ofereça um canal de acompanhamento do envio e deixe claro quanto o serviço de frete vai custar.
O comércio transfronteiriço não é igual aos envios locais. Se atente para os processos de gerenciamento de transportadoras de última milha em vários países, documentação alfandegária, restrições de produto em cada mercado e, até para os imprevistos de logística reversa, se uma compra não der certo por motivos externos à sua empresa.
A oferta de uma experiência de compra de excelência dos clientes, do início ao fim, passeando pelo encontro com a marca até o recebimento da mercadoria, é hoje o principal motivo de maiores conversões de novas vendas.
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E aí, conferiu a checklist Cross Border com o seu negócio? Que tal otimizar seus envios de modo rápido, prático e econômico para você e seus clientes? Conheça agora as soluções de exportação da ShipSmart e conquiste cada vez mais o mercado internacional.