Como Exportar
- 30/11/2021 -
TEMPO DE LEITURA: 5 MIN.

Envio DDP: Conheça os benefícios

Hoje vamos conversar sobre o Inter Delivered Duty Paid, que traduzido para o português quer dizer Imposto Entregue Pago, também conhecido como envio DDP. Acompanhe!

O envio DDP define a maior responsabilidade para quem está vendendo, uma vez que se trata do único termo de responsabilização ampla para o vendedor. Ele significa que o vendedor entrega a mercadoria no destino final pagando por todos os custos, incluindo os impostos e taxas até o destino final.

Esse é um Incoterm para uso em qualquer modalidade de transporte e exige do vendedor toda a liberação aduaneira no país de origem e de destino, ou seja, é necessário pagar os impostos e taxas tanto no país de exportação quanto no de importação.

Além disso, o vendedor tem que promover a entrega até o destino final pactuado, seja ele qual for, num porto, aeroporto ou fronteira, e até mesmo nas instalações do comprador. Entretanto, antes de contratar o Incoterm de envio DDP é fundamental que comprador e vendedor entendam se o país de destino da mercadoria permite essa operação.

Isso porque no Brasil, por exemplo, não é permitido importar via envio DDP, uma vez que as normas, regras e leis brasileiras não permitem que o estrangeiro faça recolhimento da tributação a ser oferecida aqui. Então o envio DDP é vedado em operações de importação no Brasil.

Envio DDP: O que é Incoterm?

o que e incoterm no envio DDP

Quando falamos em Incoterm estamos nos referindo a um termo internacional de comércio que foi criado pela Câmara de Comércio Internacional. Na prática o Incoterm estabelece duas coisas: a responsabilidade e o custo de um ponto ao outro da carga.

Sabe aquela frase que diz “onde começa o direito de um termina o direito do outro?’. É basicamente isso! Assim, podemos dizer que o envio DDP é um modelo de Incoterm que deve ser definido no início da negociação. 

No Incoterm DDP o exportador se responsabiliza de entregar a carga da origem até o destino incluindo o último trecho em território nacional.

Envio DDP: O que é?

descubra o que e envio de DDP

De forma objetiva, o envio DDP é uma opção de cobrança da operadora e Incoterm. Ele costuma ser feito com o propósito de impedir que ao receber a compra o consumidor seja surpreendido com cobranças no momento da entrega pela transportadora no país de importação.

No envio DDP o vendedor assume todas as responsabilidades e riscos do transporte, desde a origem até o endereço de destino estipulado pelo comprador. O vendedor deve providenciar assim todo o desembaraço e pagamentos de taxas, tanto no país de origem para exportação quanto no país de destino para importação.

E ao mesmo tempo em que esta modalidade expõe o vendedor a maiores riscos, é a que mais agrega valor à exportação, visto que proporciona mais conveniência e confiança para o consumidor. Além disso, é interessante lembrar que o envio DDP pode ser usado em qualquer modalidade de transporte.

Envio DDP: Por que é melhor?

saiba porque o envio DDP e a melhor opcao para exportacao

O melhor benefício gerado pelo envio DDP é a experiência que ele proporciona ao cliente. E por que isso acontece? A resposta é simples: porque essa modalidade permite uma maior transparência no valor final do produto e evita que futuramente o consumidor tenha surpresas indesejadas.

E que surpresas seriam essas? Contratar outras modalidades, não ter total conhecimento sobre os valores dos impostos, bem como das taxas de importação, e após ter efetuado a compra receber a solicitação de pagamento destes tributos por parte da alfândega.

Imagina que desagradável e inconveniente: o seu cliente compra de você, efetua os devidos pagamentos, e semanas depois quando está certo de que todo o processo foi finalizado e basta somente receber o produto se depara com a transportadora cobrando todas as taxas de liberação que poderiam ser pagas antes e numa única vez. 

Situação nada boa, não é mesmo? Ainda mais que nestes casos as taxas de liberação dos produtos custam quase tanto, ou mais, do que as próprias encomendas. 

Assim, em um universo extremamente competitivo, investir em serviços que visam melhorar a experiência do consumidor é um dos pontos chave para tornar o seu negócio ainda mais confiável e respeitado.

Quer saber ainda mais sobre o envio DDP e experimentar essa modalidade? Acesse nosso site e entre em contato conosco!