Como Exportar
- 12/04/2022 -
TEMPO DE LEITURA: 8 MIN.

Collab: o sucesso do varejo colaborativo internacional entre marcas e artistas

Já ouviu a frase “quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que anda acompanhado, com certeza vai mais longe”? Esta verdade é comprovada a cada nova collab realizada.

E todo empresário que descobre que para crescer no mundo dos negócios internacionais é preciso estar atualizado, investir em inovação e saber escolher bem as melhores parcerias, já sabe aproveitar os benefícios de um bom sistema colaborativo. Continue lendo e conheça alguns exemplos de sucesso.

O que é collab?

A prática da collab já estava acontecendo há décadas, mas de modo esporádico. Com a intensificação das exportações e do Mercado transfronteiriço, essa atividade tem ganhado maior visibilidade e se difundido pelo mundo.

Há informações que apontam que a collab começou a se tornar mais constante no setor de moda a partir dos anos 2000. Exemplos como a colaboração entre o estilista famoso Karl Lagerfeld e a empresa de fast fashion H&M, em 2004, marcaram esse período, com alta repercussão mundial.

E com o cenário de vendas online sendo cada vez mais a “porta de entrada” de novos negócios, novas collabs estão se concretizando.

Isso porque, inovação, exploração de novos públicos e acesso aos meios de produção são os pilares das relações colaborativas chamadas de collab.

Para uma compreensão mais descritiva, realizar collab significa trabalhar com estratégias de associação entre marcas, empreendedores ou artistas, com objetivos de criar e divulgar produtos ou serviços, atrair e cruzar múltiplos públicos e aumentar a visibilidade e credibilidade dos parceiros.

Vamos conhecer algumas collabs de sucesso?

Collabs: conheça alguns exemplos de alta repercussão

Uma das collabs que chamou a atenção no setor de moda em 2017 foi a colaboração entre a Supreme e Louis Vuitton.

Isso porque, primeiro, a Louis Vuitton iniciou um processo contra a marca Supreme e depois, as duas apareceram realizando collab juntinhas!

O processo começou quando a Supreme foi acusada de estar fazendo shapes de skates com o monograma clássico da Louis Vuitton. O resultado final foi o recolhimento total e a incineração dos shapes.

No mesmo ano, quando todo mundo ainda achava que as duas grandes marcas se detestavam, elas anunciaram um lançamento colaborativo.

Imagine a curiosidade e a movimentação em torno das novidades!

Entre tantos outros exemplos internacionais de sucesso que repercutiram na “boca do povo”, podemos citar também a collab entre a marca italiana Gucci e a americana The North Face

A coleção diversificada dessa colaboração entre varejos trouxe peças com um estilo combinado de ambas as marcas e concentrou nas temáticas do respeito à natureza e da sustentabilidade.

Mas e no Brasil, as collabs já começaram?

Sim! Com tantos benefícios, os empresários brasileiros não iriam ficar fora dessa!

Para começar trazendo alguns exemplos, vamos falar da coleção “Envelope”, parceria entre a empresa KACE, o artista Sidoka e o coletivo intactoz.

O rapper Nicolas Paolinelli, mais conhecido como Sidoka, entrou nessa collab para oferecer elementos do seu estilo artístico pessoal junto às criações da KACE, propondo novas modelagens, shapes e estampas.

Outros grandes sucessos em collab no Brasil aconteceram a partir da marca Melissa.

Pioneira no Brasil, desde um tempo no qual o conceito de collab nem existia, a marca brasileira de sandálias do grupo Grendene, Melissa assinou sua primeira colaboração com o icônico estilista Jean-Paul Gaultier. O ano era 1983.

E desde então, outras parcerias da Melissa junto a famosos estão acontecendo a cada ano. Entre tantas outras parcerias com famosos, estão as que aconteceram com Zaha Hadid, Karl Lagerfeld, Gaetano Pesce, J. Maskrey e Jeremy Scott.

Com a arquiteta de Bagdá chamada Zaha Hadid, aconteceu uma junção inusitada que se tornou “uma obra arquitetônica para os pés” e entrou para o livro “50 Sapatos que Mudaram o Mundo”, lançado no Brasil pela Autêntica Editora. 

Já com o estilista da Chanel, o Karl Lagerfeld, modelos de glamour e sofisticação como o Ginga, o Melissima e o Glam surgiram e geraram muitos resultados positivos para a marca.

E para não deixar de citar as collabs de sucesso da Melissa junto a outras marcas, lembramos a que aconteceu junto à FILA, com a temática sobre streetwear e a cultura diversa das ruas.

Essas colaborações levaram a marca Melissa para públicos diversificados e lugares antes não alcançados!

Como encontrar o artista certo para minha marca?

Já falamos anteriormente sobre como escolher o influenciador digital correto para o seu negócio, para selecionar artistas que possam promover sua marca não é muito diferente.

Veja alguns pontos a serem observados no momento da seleção.

Alcance e ressonância

Certifique-se de que o artista escolhido por você tenha uma boa relação com seu público-alvo e capacidade de alcançar mais pessoas. 

Um exemplo que se pode dar é a parceria da Anitta com a Skol Beats. A artista pop já possui alcance internacional e está totalmente relacionada à festas, glamour e agitação, o que tem tudo a ver com a proposta da bebida.

Nesse mesmo sentido, quanto mais famoso o artista, mais chances de alcançar o seu público e expandir sua marcar.

Relevância

Se o artista escolhido já é reconhecido por sua relevância e autoridade em quesitos relacionados ao seu nicho, isso certamente será um ponto positivo para sua marca.

Por exemplo, se você atua no setor de cosméticos e maquiagem, procure por uma artista que seja também reconhecida por ser uma referência em estilo e maquiagem. Isso irá trazer mais autoridade para sua marca, além de garantir a atenção do seu público.

A realização de collabs são surpresas maravilhosas para os admiradores do mundo da moda, geram sempre grandes repercussões sobre as marcas e saldos bastante positivos para os envolvidos. 

Tudo isso é possível a partir das exportações facilitadas que proporcionam atendimento personalizado e garantem entregas rápidas, seguras e eficientes.

Chegou a hora de investir em parcerias que levem seus negócios para todos os lugares do mundo.

Comece estudando e planejando quais colaborações combinam com os seus negócios atuais, sejam elas, com marcas, empreendedores ou famosos. E deixe com a ShipSmart todo o trabalho de envio dos seus produtos!

Conte com a ShipSmart para alcançar pessoas em qualquer lugar do mundo, sem bloqueios e preocupações, através da melhor e mais inovadora experiência do mercado logístico de Cross Border.
Estamos munidos das mais modernas soluções tecnológicas, para proporcionar excelência em todas as etapas de envio transfronteiriço e garantir o sucesso do varejo colaborativo internacional.