Como Exportar
- 04/01/2022 -
TEMPO DE LEITURA: 7 MIN.

Ano Novo Chinês: Prepare seu negócio para esta oportunidade

Quem trabalha na área de comércio exterior sabe que aproveitar as oportunidades muitas vezes significa estar atento às datas comemorativas e feriados, por isso, é imprescindível que o ano novo chinês esteja no planejamento do seu negócio.

Mas, afinal, você sabe o que isso significa? Bem, de forma objetiva, sempre que falamos em ano novo chinês estamos nos referindo à data de comemoração do ano novo adotada por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, popularmente conhecido por calendário chinês.

Dessa forma, o ano novo chinês é um dos mais importantes feriados do país e, a cada ano, é comemorado em datas diferentes, uma vez que esse calendário é lunissolar, ou seja, baseado nas fases da lua e na posição do sol. 

Em 2022, a celebração ocorrerá de 31 de janeiro a 6 de fevereiro. Nesse período, o país paralisa a produção, venda e logística, retornando suas atividades somente no dia 7 de fevereiro.

Compreender esta data, bem como ter o conhecimento de quando ela ocorre, entre outras informações relevantes é fundamental para a sua empresa, uma vez que os chineses são o maior parceiro comercial do Brasil, tanto em relação às importações quanto às exportações. 

Logo, para um planejamento de compras e logística dos pedidos impecável é necessário saber e dominar os períodos de paradas deste país. Isso porque o ano novo chinês é o feriado que mais afeta a logística internacional.

Você sabia, por exemplo, que neste feriado todo o país para? Em outras palavras, isso quer dizer uma semana de fábricas e portos parados na China. Logo, é primordial se planejar com antecedência para receber as importações antes desse período.

Impactos do Ano Novo Chinês no Comércio Internacional

impactos do ano novo chines no comercio internacional

O ano novo Chinês impacta diferentemente o comércio internacional, uma vez que a quantidade de produtos que circulam entre a China e o restante dos países é enorme. Insumos, maquinários e diversos outros itens que a maioria das empresas brasileiras necessitam e utilizam vem dos chineses, por exemplo. E quando as mesmas não se organizam e deixam de inserir o calendário do ano novo chinês no seu planejamento anual, essas entregas podem sofrer atrasos, ocasionando despesas mais elevadas e uma série de transtornos.

Isso porque para que uma mercadoria chegue ao Brasil é preciso levar em consideração alguns fatores e processos como, o tempo de produção da mercadoria e os trâmites de despacho aduaneiro, e obviamente, o tempo de transição da operação marítima que vem da China e costuma durar cerca de 40 dias. 

Portanto, se a sua empresa mantém relações com os chineses e se encaixa no perfil que mencionamos acima, é de extrema importância que você tenha total ciência do quanto o ano novo chinês afeta as operações, tornando-as mais complexas.

Dentre alguns pontos que exigem maior atenção estão:

– Aumento do embarque de produtos no período que antecede essas datas;

– Preços dos fretes elevados devido à alta demanda;

– Colapso nos sistemas de transporte aéreo, terrestre e marítimo.

Vale destacar que mesmo com trens e voos operando com a capacidade máxima nestas datas, uma parte significativa da capacidade desses transportes são usados por passageiros que se organizam para visitar suas famílias e comemorar o ano novo chinês ao lado delas. Logo, o resultado é um menor espaço para a movimentação das cargas comerciais dentro da China.

Além disso, muitas empresas paralisam suas produções por 30 dias para que seus colaboradores consigam aproveitar o feriado de ano novo chinês e tenham tempo de retornar às suas atividades calmamente.

Ano Novo Chinês: Feriados previstos para 2022

Na China, diferentemente da maioria dos países ocidentais, alguns feriados, como por exemplo os principais, não são celebrados somente num único dia. Eles podem ter a duração aproximada de três a sete dias seguidos e as datas vão variando a cada ano conforme o calendário lunar.

Veja alguns previstos:

– 1º de janeiro de 2022: Celebração do Ano Novo Gregoriano ou Yuandan;

– 31 de janeiro a 6 de fevereiro de 2022: Ano Novo Chinês;

– 4 de abril de 2022: Festival Qingming. A data é dia 4, mas inclui um feriado nacional importante que vai de 3 a 5 de abril;

– 1º de maio: Dia do Trabalhador. Em 2022, são esperadas “férias coletivas” de três dias nesse período;

– 3 de junho de 2022: Festival do Barco-Dragão;

– 10 de setembro: Festival do Meio Outono ou Festival da Lua, que terá feriado nacional de 9 a 11 deste mês;

– 1º de outubro: Dia Nacional da China. É a festa mais importante após o Ano Novo Chinês e costuma durar pelo menos uma semana: é a “Semana de Ouro”.

Prepare a sua empresa para o Ano Novo Chinês

prepare a sua empresa para o ano novo chines com a shipsmart

A melhor forma de preparar o seu negócio para o ano novo chinês é investindo em um planejamento certeiro. E se você não faz ideia de como começar, uma excelente escolha e investimento é contar com uma empresa especializada que possa auxiliar você.

Isso é fundamental uma vez que essa parceria não apenas irá ajudar no que se refere ao suporte e serviços diversificados, mas, especialmente, maximizando suas chances de compreender o cenário chinês, evitando assim deslizes básicos que futuramente podem atrapalhar suas transações.

E quem disse que o ano novo chinês pode limitar os seus negócios é porque ainda não conhece as soluções da ShipSmart. Aqui seus envios atravessam fronteiras

através de um sistema inteligente e inovador. E mais, nos encarregamos de tudo e acompanhamos os processos de ponta a ponta. 

Acesse nosso site e entre em contato com um dos nossos especialistas.