E-COMMERCE
- 25/03/2022 -
TEMPO DE LEITURA: 6 MIN.

Realidade Aumentada no E-commerce: Entregue uma experiência diferenciada para o seu cliente

A Realidade Aumentada é uma das novas tendências no E-commerce. Saiba agora como funciona essa novidade, conheça alguns exemplos e descubra como fazer sua empresa vender mais a partir das novas tecnologias.

O que é Realidade Aumentada?

Menina usando óculos de realidade aumentada

Sabemos que o comércio eletrônico acontece de modo virtual, no qual há distância física dos produtos oferecidos para quem compra.

E para minimizar os impactos dessa distância durante o processo de compra, existem diversas maneiras de criar interação online entre consumidor e produto, proporcionando formas de aproximação com a realidade.

Uma dessas interações é a Realidade Virtual que funciona em plataformas 3D totalmente virtuais, com experiências multissensoriais que vão desde imagens e efeitos visuais a recursos de áudio, e até táteis.

Já a Realidade Aumentada é uma evolução dessa interação que, para além dos recursos já mencionados, conta com estratégias que envolvem elementos tanto do mundo virtual como do mundo físico.

A tecnologia da Realidade Aumentada ainda é pouco explorada no mercado brasileiro. O que pode fazer seus negócios se destacarem, colocando sua empresa na vanguarda das últimas tecnologias de e-commerce, saindo à frente dos seus concorrentes através dessa experiência diferenciada. Continue lendo e entenda melhor.

Realidade Aumentada: exemplos

Mulher usando óculos de realidade aumentada  e celular na mão

Nada melhor do que apresentar alguns exemplos de Realidade Aumentada para termos uma compreensão mais clara dessa tendência e-commerce. Então, vamos lá!

Já ouviu dizer que é possível experimentar óculos online antes de comprar? A Realidade Aumentada permite essa experiência ao cliente.

Com óculos virtuais adaptados à Realidade Aumentada a partir de uma câmera do consumidor, lojas virtuais de óticas oferecem armações de óculos e experimentações de cada peça de maneira virtual.

Ao abrir uma câmera de algum aparelho digital, como celular ou tablet, o consumidor consegue ver como ficará a peça no seu rosto.

Outros exemplos acontecem com produtos como tênis, brincos e muito mais. O consumidor escolhe a peça e simplesmente consegue ajustá-la no próprio corpo através da câmera de seu aparelho digital.

Assim, o produto se molda e se encaixa exatamente como seria se o cliente estivesse vestindo a peça na loja física.

Esse diferencial pode impactar diretamente na visão positiva e exclusiva do consumidor sobre a compra e ainda pode proporcionar retorno desses compradores e divulgação da sua plataforma online, aumentando ainda mais suas vendas.

Como fazer meu e-commerce vender mais com Realidade Aumentada?

Pessoas escrevendo e planejando

Até aqui já deu para entender que ter os recursos da Realidade Aumentada é sinônimo de qualificação da experiência do cliente e minimização das objeções sobre a falta de acesso às experimentações dos produtos, o que contribui para aproximar sua marca do cliente, construindo uma relação de confiança ainda maior e alcançar novos consumidores.

Outro ponto positivo é que, ao gerar esse encontro com uma experimentação diferenciada, o cliente demora mais tempo acessando as páginas do seu site. O que influencia no rankeamento da sua loja pelo Google, colocando sua loja em maior evidência.

Mas como é possível aplicar a Realidade Aumentada em seus negócios e assim, vender mais?

Primeiro, comece por um bom planejamento!

Estabeleça seus objetivos e crie estratégias de acordo com o público alvo da sua marca. Depois, o próximo passo é contar com profissionais especializados no segmento para não ter erro! Sua plataforma precisa ser compatível com a tecnologia da Realidade Aumentada.

Nas versões mais simples desta tecnologia existem aplicativos, como “provadores virtuais” e filtros para redes sociais que proporcionam essa experiência com alguns produtos específicos. 

Nessas versões, sua empresa pode testar a funcionalidade da Realidade Aumentada diante do seu público e estudar o comportamento de consumo através desta extensão.

No mundo do e-commerce, diversas startups e marketplaces trabalham proporcionando estes serviços de imersão. E os resultados desse cenário são as inúmeras possibilidades de conhecer produtos de outros lugares do mundo através de uma câmera e alguns cliques.

Está cada vez mais fácil, prático e viável possibilitar que os consumidores interajam com seus produtos como se estivessem em sua loja física e adquiram com satisfação seus produtos.

Se você trabalha com Cross Border e busca maior envolvimento, a Realidade Aumentada pode ser o que faltava para suas vendas decolarem.

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