Vender Online
- 24/02/2022 -
TEMPO DE LEITURA: 8 MIN.

Comportamento da Geração Z no E-commerce: Características transformadas em Oportunidades

Eles são engajados, conectados, críticos e práticos. Esses milhares de jovens adultos que nasceram com as tecnologias em mãos, entre os anos de 1995 e 2010, fazem parte da chamada geração Z. 

São clientes que tomam decisões rápidas e , atualmente, ditam tendências do comércio. 

Conforme estimativas recentes de mercado, essa geração já soma mais de 40% do total de consumidores no mundo. Esse número tende a crescer  à medida que o poder de compra dessas pessoas vai aumentando. 

Por essas e outras razões, grande parte das marcas estão voltando os olhares para essa geração, principalmente no que diz respeito a vendas online, onde esse público se faz presente de maneira constante. 

Nesse conteúdo, vamos entender melhor sobre as características da geração Z e seu comportamento de compra, principalmente nos e-commerces. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema. 

O que é geração Z?

Menina deitadano sofá mexendo no tablet e com fones de ouvido

Segundo uma recente pesquisa feita pelo ONU, a geração Z representa cerca de 32% da população atual do planeta. Esses jovens costumam ser inclusivos, autênticos e com um senso crítico forte.

A partir dessas características, possuem a tendência de se relacionarem com marcas autênticas na defesa de seus propósitos, visionárias, que se preocupam com a responsabilidade social e procuram desconstruir alguns padrões.  

Além disso, são conhecidos como nativos digitais e nunca conheceram o mundo sem internet e conexões virtuais. Por esse motivo, eles tendem a utilizar os meios digitais para praticamente tudo, principalmente para consumir 

O que conta para os consumidores da geração Z?

Menino sentado no sofá e mexendo no celular

Os consumidores pertencentes a geração Z também costumam ter personalidade forte quando o assunto é decisão de compra. Um estudo publicado pela AD apontou que 33% destes consumidores deixaram de comprar produtos de alguma  empresa que contribui para determinada causa na qual discordam. 

E não para por aí: conforme o mesmo estudo, cerca de 76% afirmaram que a diversidade e a inclusão são temas relevantes para serem abordados pelas marcas. O posicionamento das organizações diante de temas sociais fazem toda a diferença na tomada de decisão dos integrantes dessa geração. 

Outra particularidade que também influencia na forma de consumo, é a valorização da expressão individual. Para as marcas, isso significa investir na personalização de produtos, mostrando que o cliente tem bastante valor. 

São comportamentos que  identificam como os consumidores da geração Z interagem com as empresas e consomem os produtos e serviços. 

Mais características da geração Z e sua influência no comércio

Agora separamos mais algumas características da geração Z que também impactam no comércio geral, mostrando todo o poder de influência que esses clientes possuem. 

Pragmatismo

Essa geração adota uma forma pragmática de vida e não vê problema algum nisso. São realistas, muito práticos e responsáveis. Seguem um pensamento mais lógico e estão sempre na busca pela satisfação financeira e pessoal. 

Importância ao diálogo 

Enxergam o diálogo como uma espécie de rede, conexão e um campo de conciliação. São ponderados, ativistas e procuram entender as diferenças. 

Não ligam para definições

Contestam estereótipos e quebram padrões. Não dão importância para definições de classe, gênero ou idade. O que importa é o “eu”, as individualidades e ,dessa forma, desconstroem qualquer tipo de rótulo. 

Autenticidade

Espontaneidade e autenticidade são características bem evidentes nessa geração. Sem muitos receios de expor problemas , fragilidades , algumas intimidades,  inclusive nas redes, e valorizam a transparência. 

Nova linguagem universal

É um grupo que adotou uma nova linguagem, através da utilização de memes e emojis. Podem utilizar toda a capacidade crítica com mais humor, em uma linguagem viral e com múltiplas referências. 

Inclusão

Os membros da geração Z adoram fazer parte de grupos, pois normalmente acreditam que sempre há algum ponto de conexão entre as pessoas. São bastante inclusivos, com interesses completamente ligados à diversidade. 

Quais os impactos da geração Z para o e-commerce?

Como dissemos anteriormente, a geração Z cresceu  com as mais poderosas tecnologias na palma da mão, e isso moldou suas características de compra. Por isso, separamos alguns comportamentos que impactam diretamente nas vendas por e-commerce. Confira. 

Forte presença na internet

Contas em várias redes sociais, vídeos online, inúmeros podcasts assistidos e por aí vai. Tudo isso, é só para exemplificar a presença constante desse público na internet. Além disso, conseguem abrir e dar atenção a  muitas telas ao mesmo tempo. Utilizam muitas ferramentas e dispositivos para estarem online constantemente. 

Os que mais usam mobile

Não existe outra geração mais adepta aos dispositivos móveis, principalmente smartphones. Pelos celulares eles abrem e-mails, ficam por dentro das notícias, acessam as redes sociais e compram a qualquer hora e local. 

Possuem voz ativa 

Eles assumem um claro papel de protagonista, devido a todas as afinidades com os meios tecnológicos e facilidades de obter inúmeras informações através deles. Por isso acabam influenciando amigos e familiares na hora da compra. Outro ponto importante é que esses jovens são muito críticos e não fazem cerimônias para usar os perfis das empresas nas redes sociais como SAC, se precisar.  

Valorizam os diferenciais

Nada de algo muito manjado. O que esse pessoal gosta é de inovação e personalização. Que as marcas se comuniquem de maneira agregadora, dando valor ao cliente . Portanto, as empresas precisam deixar aquele “mais do mesmo” se não quiserem ficar para trás para esse público. 

Agora que você entendeu a importância e os impactos que a geração Z causa no comércio eletrônico, que tal elaborar estratégias para atender esse público onde estiverem?  Uma das boas soluções de oportunidade para o seu negócio , e mais econômicas, é o sistema de cross border, também conhecido como “Comércio Transfronteiriço”. 

A ShipSmart  tem os recursos mais inovadores do trabalho de cross border, que simplificam os envios de produtos Entre em contato com nossa equipe e conheça  nossas soluções para ampliar seu e-commerce.