E-COMMERCE
- 14/09/2021 -
TEMPO DE LEITURA: 7 MIN.

Checkout Transparente: Conheça as vantagens!

O abandono de carrinho é uma das principais preocupações para os empreendedores que têm e-commerce. Isso geralmente acontece por conta de problemas para finalizar a compra, ou seja, no checkout. Muitas vezes esse processo final é extenso, burocrático, levando para outras páginas, trazendo desconfiança e, consequentemente, a desistência da compra.

Uma pesquisa mundial feita pela E-Commerce 2018 revelou que cerca de 70,1%  dos consumidores  apontaram dificuldade na hora de finalizar a compra como uma das principais causas para abandonar o carrinho.

Já a empresa Ve Interative concluiu que a média na taxa de abandono de compras no Brasil é superior a 83%. Significa que todas essas pessoas desistem de adquirir os produtos na hora do pagamento.

Mas para tudo isso existe uma solução: o checkout transparente. Trata-se de um importante recurso que simplifica o momento de pagar, trazendo mais segurança aos clientes, credibilidade à loja virtual e, assim, diminuindo o número de abandono de carrinho.

Continue a leitura para entender mais sobre o checkout transparente e os benefícios que ele pode proporcionar ao seu negócio. 

O que significa Checkout Transparente? 

Como em qualquer negócio, o objetivo das lojas virtuais é ter uma boa lucratividade. E um dos fatores determinantes para isso é o checkout. Portanto, é interessante compreender a importância do checkout transparente, através de uma comparação com os modelos tradicionais. 

No checkout comum ou padrão, os dados pessoais são preenchidos no site da loja. Depois, na hora do pagamento, o cliente é direcionado para a página de algum intermediador da compra, como Paypal, Pagseguro, Mercado Pago, entre outros. Nessa aba, os dados de pagamento são inseridos e a jornada de compra pode ser concluída.

Já no checkout transparente, esse processo é simplificado. O cliente insere os dados pessoais e bancários em apenas uma página. Depois de preencher os campos e clicar no botão para finalizar a compra, o pagamento já pode ser realizado. Bem menos burocrático.

Então, com o checkout transparente, o cliente permanece todo o tempo no site da loja até concluir a compra. Isso deixa o consumidor mais seguro, além de evitar um processo demorado no ambiente virtual, que tem a proposta de agilidade. 

E talvez o mais importante: dessa forma muitas pessoas passam a confiar na sua marca, podendo criar um vínculo de fidelidade com o passar do tempo. 

Agora, analisando de uma forma mais técnica, a ferramenta é a comunicação de dados entre a loja e o processador de pagamentos, sem deslocar o usuário para outra página. 

Quais as vantagens do Checkout transparente?

Você já deve ter percebido que ter um checkout transparente é algo muito bom para o seu negócio virtual. Aqui listamos alguns benefícios bem interessantes que esse recurso garante. Veja abaixo: 

Processo dinâmico 

Como citamos, não é preciso mudar de site para concluir a compra. Só isso já torna a jornada muito mais ágil. Segundo estudo feito pela MeSeems/MindMiners cerca de 62% dos consumidores brasileiros utilizam o celular como único meio de fazer compras online. O direcionamento para outra página acaba prejudicando a funcionalidade do aparelho móvel, podendo ocasionar no abandono de compra.

Praticidade

Outra vantagem do checkout transparente é tornar o atendimento sempre mais prático. Os dados dos clientes podem ser armazenados no sistema e, assim, não é necessário que preencham novamente a cada compra concluída.  Mais um fator que torna a experiência do consumidor bem mais agradável. 

Reduz o abandono de carrinho

Talvez seja o grande benefício do checkout transparente. A mudança de site para efetuar o pagamento gera desconfiança e burocracia, o que incentiva os visitantes do seu site a desistir da compra 

Aumento nas conversões 

De acordo com o estudo mundial realizado pela Barrilance, empresa focada no estudo de dados sobre  o comércio eletrônico,  a agilidade da compra diminui o abandono de carrinhos e, consequentemente,  acontece um aumento na conversão de vendas.  O usuário se sente mais seguro e passa a ter confiança em sua loja virtual, contribuindo para a fidelização e aumento do faturamento. 

Mais segurança

Essa vantagem está relacionada com as anteriores, pois boa parte dos clientes não se sentem seguros em fornecer dados bancários em outra página. Com o checkout transparente, isso deixa de ser um problema.. 

Imagem mais profissional

Hoje em dia, grande parte das pessoas está acostumada a fazer compras online e, por isso, presta atenção em muitos detalhes nas lojas virtuais. O checkout transparente chama atenção, pois pode proporcionar a percepção de profissionalismo da marca.

Configuração do Checkout transparente

Agora que você já sabe a relevância do checkout transparente para a sua loja, é hora de configurá-lo. Para isso, existem algumas regras a serem seguidas e que fazem a diferença na hora da decisão de compra do consumidor. 

Nunca direcione o cliente 

Já explicamos que a prática de direcionar o cliente para concretizar o pagamento em outra página é prejudicial. Isso impacta de forma direta na conversão de vendas e na imagem da marca. Jamais faça isso. 

Apenas dados necessários

Só peça os dados que realmente forem necessários. Deixe o checkout o  mais ágil possível, fazendo com que seu cliente preencha o mínimo de campos. CPF, nome, e-mail e dados do cartão já são mais do que suficientes para realizar qualquer compra.  

Design competente 

Um bom design é fundamental para o checkout, ainda mais em dispositivos móveis. Um design eficiente traz segurança e facilidade na hora do preenchimento de dados. Fator que também traz dinamismo ao atendimento. 

Faça muitos testes

É essencial testar muito para ter certeza de que tudo está dentro dos conformes, principalmente em questão de layout. Só assim você consegue detectar o que precisa ser corrigido e apresentar um serviço de qualidade aos seus clientes. 

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