Cross-Border
- 02/11/2021 -
TEMPO DE LEITURA: 8 MIN.

Os desafios da venda Cross Border

Ir além das fronteiras através da venda cross border pode ser uma excelente oportunidade para o seu negócio. Entretanto, junto com os benefícios proporcionados pela exportação, surgem alguns desafios. Acompanhe!

Há algum tempo, ter uma loja virtual deixou de ser um diferencial para o sucesso de qualquer negócio e se tornou uma ferramenta determinante para atingir esse objetivo. E a principal razão para que isso tenha acontecido é que um e-commerce não somente proporciona um aumento nas vendas e maior visibilidade da marca, mas também permite através da venda Cross Border, que o empreendedor consiga expandir suas fronteiras.

Esse conceito que explicaremos a seguir é perfeito para as pessoas que buscam estratégias para alavancar o seu negócio. Entretanto, para que isso aconteça é essencial compreender esse mercado e os desafios que ele trás.

Pensando nisso, listamos algumas informações relevantes acerca da venda Cross Border, para ajudar você que deseja impulsionar o seu negócio de forma eficaz e expressiva!

Venda Cross Border: Por que fazer?

listamos algumas informacoes relevantes para voce acerca da venda cross border

O crescimento da venda Cross Border tem sido significativo por conta da pandemia da Covid-19. Somente em 2020, a venda cross border movimentou aproximadamente 23 bilhões de reais, aumentando 76%, se comparado a 2019.

Para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre o crescimento do cross border, sugerimos a leitura do conteúdo que fizemos sobre o tema: “Crescimento do Cross border: Entenda o impacto dessa tendência”.

E caso você esteja se questionando sobre o que é venda cross border, nós explicamos de modo simples e objetivo: a palavra cross border significa “além da fronteira”. Logo, sempre que falamos em venda cross border estamos falando do ato de vender/exportar seus produtos para outros países.

Trata-se, portanto, de um processo que envolve uma série de detalhes estratégia, análises e planejamento.

6 desafios da venda Cross Border

conheca os desafios da venda cross border

Fazer a venda cross border envolve muitos procedimentos como falamos acima, e para que ela seja executada da melhor forma possível é preciso superar muitos obstáculos e desafios que esse tipo de operação demanda.

Entre eles, podemos citar custos inesperados associados com o envio, que representam a principal fonte de abandono de carrinho, chegando a 28%. Além disso, sites não localizados, descrições sem um toque local, preço em moeda diferente, tudo isso pode afetar a venda cross border.

Os desafios, como mostraremos abaixo, podem ser classificados em internos e externos.

Adaptação dos produtos para outros mercados

O seu produto está adaptado para a venda cross border em outros países? Se a resposta for negativa, saiba que é de extrema importância atualizar as informações e características dos seus produtos para todos os mercados nos quais você deseja exportar.

Um aspecto relevante que também deve sempre ser levado em consideração é a cultura do local e idioma do país. Procure estudar e conhecer as preferências, gírias, costumes, e tudo que possa auxiliar você na venda cross border.

Comunicação e marketing assertivos

Se criar, planejar e executar uma comunicação e marketing eficientes para comercializar dentro do nosso país de origem, onde conhecemos e dominamos a cultura, idioma e demais peculiaridades já é complexo, imagina para os outros.

Por isso, se o seu negócio deseja fazer venda cross border é preciso estar atento a isso e investir em estratégias que auxiliem nesse processo, como por exemplo, parcerias com agências de marketing locais, que poderão servir com um suporte nessa missão, uma vez 

irão compreender melhor a cultura de consumo do país onde sua empresa pretende expandir sua operação. 

Esse conhecimento é necessário para entender se o produto que você deseja exportar é adequado para as necessidades dos consumidores. Ou seja, se ele está de acordo com o que a população daquele local gosta de comprar. Além disso, é de extrema importância que o site da sua empresa tenha versões em outros idiomas.

Leis regulamentadoras

entenda as leis que regulamentam o comercio pelo mundo

Assim como o Brasil possui órgãos responsáveis por regularizar e supervisionar a procedência dos produtos, o mesmo acontece nos demais países. Desse modo, são estes órgãos que definem quais produtos e empresas estão aptos para exportar. Além, claro, de avaliar e estabelecer um padrão de qualidade mínimo que estes produtos precisam ter para que possam ser comercializados no país.

Logo, é preciso que você realize uma pesquisa para saber se sua mercadoria tem permissão para ser vendida no país que deseja realizar a venda cross border.

Então, para a venda cross border é vital que as empresas tenham ciência de qualquer obrigação legal que possam ter no país no qual pretendem exportar. Dependendo do mercado onde seja feita a venda, pode ser, por exemplo, que o lojista tenha que adaptar suas políticas de troca e devolução para adequá-la ao código de defesa do consumidor em vigor.

Métodos e processamento de pagamento

Aceitar o pagamento com o método preferido do consumidor do país para o qual o seu negócio irá exportar é essencial para o êxito da venda cross border. Por isso, trabalhar em parceria com processadores locais ou internacionais, como Ebanx e PayPal, pode ser uma excelente solução.

Prospecção de novos clientes

A venda cross border exige que você tenha uma estratégia de prospecção. Na prática, isso significa saber expor para o potencial cliente todos os diferenciais que o seu produto possui. Para isso é importante identificar o seu ambiente alvo, ou, em outras palavras, em quais cidades e estabelecimentos o seu produto será vendido e de que forma.

Logística eficiente e especializada

Na venda cross border organização é crucial para que as operações possam ser realizadas. Contar com uma empresa que já está habituada a fazer venda cross border facilita muito a vida de empreendedores e empresas que buscam vender seus produtos para novos mercados.

A ShipSmart, por exemplo, permite que pessoas físicas, pequenas e médias empresas enviem seus produtos para o mundo todo com uma rede de entregas altamente eficiente, simplificando o processo logístico e minimizando os problemas.

Através da plataforma é possível simular fretes internacionais, entender as principais regras dos mercados globais mais requisitados, calcular taxas e impostos dos produtos nos países destinatários e, de fato, solicitar os envios através de seus dispositivos ou APIs plugadas em suas plataformas de forma simples, rápida e com um preço justo, sem se preocupar em levar o produto para algum lugar ou preencher uma série de documentos. 

Na ShipSmart sua venda cross border pode ser menos complexa. Acesse o site e veja como vender seus produtos sem barreiras e sem dor de cabeça!