Cross-Border
- 03/02/2022 -
TEMPO DE LEITURA: 8 MIN.

Social Selling no mundo da Moda: Tendências para 2022

Quem não tem rede social hoje em dia? Está na hora de vestir o que há de inovador na área de vendas. Saiba agora o que é Social Selling e quais são as tendências de 2022 para o segmento da Moda.

O que é Social Selling?

Já ouviu falar sobre o termo Social Selling? E sobre Venda Social? Este conceito representa uma novidade no universo dos negócios e das estratégias de relacionamento com clientes e potenciais consumidores.

Uma pesquisa recente da Empresa Internacional de Inteligência de Marketing, Aberdeen Group, sobre desempenho de vendas, taxa de recompra e precisão de previsão de vendas, apontou que os vendedores estão vendendo mais e melhor através do Social Selling.

Entre os principais benefícios de se trabalhar com Vendas Sociais está o ganho no volume de clientes online, o conhecimento mais profundo de seus consumidores, o aumento na taxa de conversão e o encurtamento do ciclo de vendas.

Através do Social Selling, acontece a interação entre vendedores e usuários de redes sociais, garantindo um contato mais aproximado com as pessoas interessadas em produtos ou serviços de uma empresa. 

Para isso, sua empresa precisa estar presente nas redes sociais mais populares do momento e oferecer atendimento, suporte e conteúdos relevantes. Continue lendo e entenda melhor.

Como realizar Social Selling?

como realizar um servico de social selling

O trabalho de Social Selling vai da criação de conteúdo às respostas nos comentários, realizando atendimento ao cliente via mídias sociais, assim como os processos seguintes de venda.

Para traçar sua estratégia, primeiro defina seu público-alvo baseando-se em critérios específicos como o segmento que sua empresa faz parte, a localização, o porte e os meios de entrega.

Na Moda, é importante observar também, por exemplo, o estilo de vida dos usuários consumidores, o que almejam transmitir pela forma que se vestem e até como presenteiam  e realizam as entregas de presentes aos amigos e familiares. 

Depois, comece a construir seus perfis empresariais dentro das redes sociais em que seu público-alvo está mais presente e se conecte à eles.

Não perca tempo tentando ter perfis em cada rede social apenas para estar lá. Realize pesquisas, faça planejamento e saiba quais são seus objetivos para cada canal, de modo a manter a relevância e o bom atendimento dentro deles.

Nos passos seguintes, crie um banco de conteúdos relevantes sobre a sua empresa e o diferencial oferecido por ela no mercado atual.

Mantenha uma consistência de publicações e atendimentos para que sua marca consiga ser vista, reconhecida, admirada e seguida em seu nicho.

Se possível, invista em profissionais que trabalham com Marketing Digital. Desenvolva estratégias de engajamento e construção de relacionamentos para gerar demandas e alcançar oportunidades de vendas.

E por fim, não esqueça de garantir pagamentos facilitados e entregas eficientes, com qualidade no serviço.

Tendências no Social Selling para o mundo da Moda em 2022

vejas as tendencias de social selling para 2022

Agora que você já sabe como é importante investir no uso de redes sociais para aumentar a interação com os clientes e melhorar a efetividade das vendas, que tal descobrir quais são as principais tendências desse serviço para quem trabalha com o segmento de Moda?

Mais conversões, resell e upsell

Com o social selling, você não só atrai novos consumidores interessados em sua marca, como também garante os clientes já existentes. 

Através das suas redes, eles ficam por dentro e interagindo com as atividades da empresa e suas novidades comerciais, aumentando assim as chances de revenda (resell) e aquisição de versões mais avançadas de seus produtos/serviços (upsell). 

Esta é uma das maiores tendências globais de e-commerce para os próximos anos e o segmento da Moda já está sendo um dos maiores beneficiados.

O engajamento consistente, o compartilhamento de conteúdos relevantes e as frequentes interações que as redes sociais oferecem para o cenário da Moda podem manter a sua marca em contato com seus clientes a longo prazo. 

Updatas são as queridinhas da Moda

A Moda já contava com um ambiente comercial de alta competição de atenção, vendas e recorrência por atender públicos que almejam realização, identificação e posicionamento social em suas compras diante da mídia em geral.

Tudo isso se intensifica em 2022. Por isso, é importante se manter atualizado sobre o que há de novidade nesse segmento, além de gerar conteúdos que busquem aproximação com os clientes e trabalhar com estratégias que expressam o posicionamento da sua marca nas redes sociais.

A dica é observar os padrões de recorrência de consumo ligado às Updatas como datas comemorativas, mudanças de estações e grandes eventos. 

Equipes profissionais e atualizadas

O treinamento do time de vendas em softwares e hardwares é outra tendência para 2022. Muitas profissões estão surgindo no Marketing Digital ligado às redes sociais.

Encontre profissionais que trabalhem com criação de conteúdo e que cuidem do engajamento e interação nos perfis sociais da sua empresa.

Dê visibilidade à performance individual e empodere as pessoas que atuam como micro-influenciadoras, criando uma cultura corporativa mais aproximada.

Com a evolução de aprendizado dentro das redes sociais a partir de gráficos de estatísticas e relatórios de engajamento sobre os clientes, se torna cada vez mais fluída a presença digital das empresas de Moda.

Para garantir a relação marca-cliente nesse segmento é possível apontar mais algumas tendências para 2022. Entre elas está o posicionamento e geração de valor por meio dos conteúdos publicados, a criação de desejo e demanda antes do lançamento de coleções, o trabalho com influenciadores de diferentes tipos e alcances e a oferta de promoções exclusivas.

Praticidade na hora de realizar suas as entregas

praticidade na hora de realizar suas as entregas de venda social selling

Outras novidades são os perfis que promovem live commerce demonstrativas, facilitam pagamentos e apresentam entregas rápidas e eficientes.

A Moda Internacional vem chegando a diferentes lugares no mundo e com os avanços dos formatos de exportação, ficou mais fácil e prático enviar seus produtos.

Logo, o comércio transfronteiriço online ganhou nome: Cross border e vem proporcionando espaço para a expansão de Social Selling.

A ShipSmart é um exemplo de solução inteligente para o processo de exportação com as melhores experiências, tendo garantia de qualidade e controle de custos, com envios facilitados e menos burocráticos e possibilidades de rastreamento, tudo isso em um único ponto de acesso. 

Ou seja, a ShipSmart se encarrega de tudo, acompanha todos os processos e sua empresa fica tranquila para se dedicar às vendas.

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