Cross-Border
- 30/03/2022 -
TEMPO DE LEITURA: 8 MIN.

Omnichannel e varejo da moda: Conheça histórias de sucesso pelo mundo

Sua empresa já trabalha com Omnichannel? De acordo com pesquisa da McKinsey & Company, consumidores Omnichannel já representam uma em cada três jornadas de compra. Continue lendo e saiba como essa realidade digital está impactando a Indústria da Moda.

Afinal, o que é Omnichannel?

Aplicar Omnichannel em seus negócios significa trabalhar com uma estratégia de integração de suas operações comerciais através de todos os canais de comunicação que sua empresa oferece.

Essa estratégia combina os pontos fortes de cada canal e proporciona uma experiência conveniente, consistente e agradável ao cliente, permitindo que ele transite tranquilamente entre as opções de canais da sua empresa. 

Seja no online ou no ponto de vendas físico, o Omnichannel permite uma experiência completamente integrada e sem ruídos entre os diferentes canais de atendimento.

A experiência Omnichannel na Moda: exemplos pelo mundo

Mulher mexendo no celular em uma sala com sacolas de compras e sapatos

Diversas marcas internacionais estão se tornando referências através de uma forte presença Omnichannel. No setor da Moda, esse movimento tem resultado em altas taxas de retenção e fidelização de clientes. Conheça alguns exemplos.

Topshop e seus outdoors LFW interativos

A varejista britânica, Topshop, participante da London Fashion Week em 2020, inovou realizando uma campanha com “Digital Billboards” (outdoors digitais) por todo o Reino Unido durante a semana de moda.

Com os outdoors conectados à conta do Twitter da empresa, toda vez que um seguidor postava uma mensagem com a hashtag #LFW, os outdoors da Topshop exibiam o tweet o acompanhado de um look relevante de seu catálogo.

Percebendo que estavam a poucos minutos de uma loja física, os consumidores conseguiam conferir pessoalmente os produtos exibidos na mídia. O resultado foi um sucesso, com um aumento de 25% nas vendas.

Neiman Marcus e seus espelhos de memória

Neiman Marcus, uma varejista de luxo multimarcas dos EUA, se destacou ao apostar em uma estratégia focada na personalização, com o uso de tecnologias que evoluem ao interagir com o cliente em diferentes canais de comunicação da rede.

Dessa forma, a experiência Omnichannel foi programada para iniciar quando o cliente acessa algum canal da marca e realiza uma pesquisa. Logo, um registro automático sobre o consumidor é gerado. Assim, quando o usuário retornar à loja virtual, o canal mostrará os novos resultados baseado nas últimas buscas do cliente.

Mas o grande sucesso da Neiman Marcus foi a criação dos espelhos de memória.

Criados para permitir aos usuários a gravação de vídeos em 360 graus experimentando roupas, com opção de salvar ações no aplicativo da marca e revisitar depois para realizar a compra. Outras habilidades dos espelhos são o reconhecimento inteligente de produtos a partir de fotos e a possibilidade de reserva online para experimentar em loja física.

E aí? O que achou das novidades do varejo Omnichannel pelo mundo? Que tal conhecer alguns exemplos que deram certo no Brasil?

Continue sua leitura e descubra como é possível aumentar suas vendas com essas estratégias.

Modelos brasileiros de sucesso

Entre os exemplos do varejo Omnichannel da Moda brasileira, destacamos as redes varejistas Riachuelo e Centauro.

O E-commerce da Riachuelo

A rede varejista de fashion shop, Riachuelo, inaugurou em 2017 seu e-commerce no Brasil com cerca de 15 mil itens, buscando a integração de suas vendas físicas com as virtuais.

Com estratégias Omnichannel, há a opção de retirada da compra online em lojas físicas, compras via totem e testes de autosserviço por meio dos lockers e pagamento no provador.

A Centauro e seus cupons

A Centauro tem produtos voltados para a moda esportiva no Brasil, suas vendas acontecem tanto em lojas físicas quanto em plataformas virtuais, como sites e aplicativos.

Um dos recursos para incentivar o atendimento Omnichannel foi a criação de cupons de descontos exclusivos para canais específicos para que os clientes conheçam os diferentes benefícios de cada canal de comunicação.

Outra estratégia Omnichannel é a opção de trocar itens comprados nas plataformas virtuais em qualquer uma de suas lojas físicas ou comprados em lojas físicas e trocados por meio de atendimentos online e fretes.

Descubra qual é a melhor estratégia para o seu negócio

Os exemplos de varejo Omnichannel apresentados até agora são fontes de inspiração, mas é importante lembrar que não existe “receita de bolo” para isso.

É preciso estudar a sua empresa, conhecer seu público alvo, descobrir quais canais seus clientes estão mais presentes e desenvolver seus produtos e serviços para encontrar estratégias mais adequadas para o seu negócio.

Todas essas possibilidades e muitas outras contribuem para uma relação de confiança entre clientes e empresas, independentemente da localização geográfica de cada um. Este cenário demonstra o quanto o crescimento do mercado do Cross border só tende a avançar.

Omnichannel no Cross border

As soluções Omnichannel são algumas das novas tendências esperadas para 2022 no comércio internacional.

O mundo do varejo físico e virtual estão cada vez mais conectados, permitindo ao consumidor uma jornada contínua, independentemente do canal escolhido. Os clientes Omnichannel procuram inovação, praticidade na hora da compra e rapidez na hora de receber seus produtos.

Para atender um público exigente como este, que só cresce e já procura por atendimento internacional, os serviços Omnichannel chegaram para preencher estas lacunas no mercado de Cross border.

Sendo assim, a amplitude de novos recursos e ferramentas que sustentam o varejo da Moda, como o Omnichannel e o modo como as vendas são concluídas, por meio de serviços transfronteiriços, oportunizam um diferencial único na experiência do cliente.

A experiência Omnichannel pode ficar responsável por todo processo online das suas vendas e para a concretização dessas estratégias internacionais, sem barreiras e sem dor de cabeça, você pode contar com empresas especializadas em processos de envio e entrega de mercadorias.

A ShipSmart é uma dessas especialistas, capaz de atuar diretamente com as remessas online da sua empresa que podem ser acionadas através de dispositivos ou de API’s plugadas diretamente à plataforma do seu negócio.

Esta rede de entregas trabalha de modo altamente eficiente, simplificando o processo logístico e minimizando qualquer problema durante o serviço Cross border, seja você pessoa física, pequena, média ou grande empresa.

Tudo isso de forma simples, rápida e com um preço justo, a partir de serviços que permitem a exportação dos produtos da sua empresa para o mundo.

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