Cross-Border
- 17/02/2022 -
TEMPO DE LEITURA: 8 MIN.

Marketing e influenciadores digitais: Escolha o influencer correto para a sua marca

Quem trabalha com Cross Border precisa aprender como investir de verdade em Marketing e influenciadores digitais para alcançar crescimentos significativos nas decisões de compra e na qualificação da experiência dos clientes.

No artigo de hoje, além de conversarmos sobre os conceitos de Marketing de influência e de influenciadores digitais, vamos apresentar as principais vantagens em saber escolher o influencer ideal para atuar com a sua marca.

O que é marketing de influência?

O mundo do marketing tem induzido uma série de mudanças na sociedade diante dos novos métodos de conhecimento, envio e aquisição de produtos e serviços.

Por isso, quem trabalha com vendas, principalmente internacionais, precisa ter maior domínio sobre ações estratégicas de influência.

O conceito de Marketing, no geral, pode ser compreendido como um conjunto de ações que tem como objetivo a otimização de resultados através de uma estratégia de criação e divulgação da imagem e das mercadorias ou serviços de uma empresa.

Dentro desse conjunto, encontra-se o marketing de influência, direcionado às práticas elaboradas por pessoas que exerçam influência ou liderança sobre potenciais clientes de uma marca.

Existem dois caminhos básicos de execução do marketing de influência: a mídia paga (paid media) e a mídia espontânea (earned media), ficando a critério das empresas decidir por quais caminhos atuar na internet.

Ações de um Influencer no marketing

influenciadora digital atuando em campanha para promocao de um produto

Dentro do marketing de influência, existem os influenciadores digitais que atuam de modo remunerado realizando campanhas e ações com foco na promoção de um produto, serviço ou marca.

Essa ação é contemplada dentro do conceito de mídias pagas, no qual os influenciadores recebem para trabalhar com alinhamento de posicionamento da empresa.

Já nas mídias espontâneas, esses influenciadores atuam como parceiros das empresas e não recebem remuneração. Seus ganhos são identificados a partir de trocas como maior visibilidade, prestígio, acesso a eventos, etc.

O que faz um influencer digital?

Um profissional que trabalha com marketing de influência se chama influenciador digital ou digital influencer.

Esse profissional atua em canais de comunicação da internet, como redes sociais, sites e blogs, produzindo conteúdos que influenciam as decisões de consumo dos usuários seguidores.

Um influenciador digital que combina com uma marca, acaba construindo laços de confiança e aproximação com pessoas fisicamente distantes através dos meios digitais, aumentando a presença da empresa online, alcançando mais vendas pelo e-commerce e gerando novos clientes e fidelizações.

Por isso, se torna importante buscar influenciadores com perfis mais próximos dos objetivos da marca e com público-alvo que consuma produtos ou serviços semelhantes aos oferecidos pela empresa. Continue a leitura para entender melhor.

Como encontrar influenciadores para a sua marca?

marketing e influenciadores digitais saiba como encontrar influenciadores para a sua marca

Antes de descobrir como encontrar influenciadores digitais ideais para sua empresa, defina o perfil do seu negócio e o objetivo da marca ao criar cada campanha de marketing.

A partir daí, procure identificar em quais meios de comunicação seus clientes em potencial estão (blogs, redes sociais, site, etc.), para assim, formar um marketing de influência lucrativo nesses canais.

Depois desses passos iniciais, siga classificando os Influencers pelos critérios de alcance, ressonância, engajamento e relevância. 

Alcance 

Cresce cada vez mais o número de compradores online assíduos em diversos países. No critério de alcance, quanto mais famoso o influenciador for, mais visibilidade sua marca irá alcançar.

Filtre os perfis mais adequados para suas campanhas, garantindo que a sua mensagem chegue para um bom número de pessoas.

Essa é uma boa porta para se aventurar no mercado internacional, apresentando seu produto em qualquer lugar do mundo. A aliança perfeita nesse contexto é um Influencer que entenda de Cross border.

Ou seja, uma celebridade influenciadora que desenvolva Social Selling e consiga levar seus usuários aos canais de vendas e exportação de produtos por meio de lojas virtuais.

Ressonância

marketing e influenciadores digitais atuando para promover um produto ou serviço

Mas é possível também ter bons resultados com Influencers locais, contando que eles saibam desenvolver interações verdadeiras com seu público alvo.

Por exemplo, se seu produto é da área esportiva, que tal procurar um jogador de futebol que esteja em alta nas redes sociais?

Você mesmo pode pesquisar e avaliar através do que é postado pelos influenciadores em seus próprios perfis digitais e pelas interações nos comentários. 

Se dedicar nessa etapa é essencial para garantir uma campanha direcionada a verdadeiros consumidores interessados nos seus produtos ou serviços. Muitas vezes, esses mesmos clientes, gostam tanto que compartilham a campanha com seus amigos, influenciando ainda mais pessoas.

Engajamento

influenciadora digital com engajamento atravez de curtidas e comentarios

Tão importante quanto o alcance, é o engajamento que o influencer tem com o público. Não adianta ter milhares de seguidores, se eles não estão dispostos a interagir e, consequentemente, comprar.

Um bom critério para observar o nível de engajamento é através do número de curtidas e comentários. Uma publicação com centenas de comentários é resultado de um público engajado e interessado em consumir.

Bons profissionais influenciadores costumam apresentar suas métricas para que o contratante tenha uma ideia do retorno que pode conseguir com o investimento e avaliar se vale a pena. Alinhando todos esses pontos, as chances do seu e-commerce Cross Border dar certo são altas.

Relevância 

No critério de relevância, o influencer deve ter conhecimento sobre a importância do conteúdo, ou seja, precisa saber sobre o que está falando e quais impactos pode promover dentro do segmento da sua empresa.

Principalmente, se o conteúdo for de cunho global, como questões sociais, políticas e ambientais. Dessa forma, ele poderá trazer de forma assertiva a visão da sua empresa para perto de qualquer usuário que se identifique.

Fazer a escolha correta dos influenciadores e investir em marketing de influência proporciona caminhos mais rápidos, transparentes e eficientes para potencializar suas vendas online.

A fala aproximada com os consumidores e a chance maior de conhecer seus interesses, garantem um alcance maior de visibilidade, engajamento e tomada de decisões de compra.

-E aí? Gostou do artigo? Quer ficar por dentro das novidades do mundo do Cross Border? Siga acompanhando nosso blog!