Cross-Border
- 30/03/2022 -
TEMPO DE LEITURA: 5 MIN.

Exportações: É preciso ter um endereço fora do país para poder exportar?

Apesar dos avanços no setor de exportações, muitas dúvidas ainda existem para quem decide começar a enviar suas mercadorias para fora do Brasil. Uma delas é sobre a exigência ou não de ter endereço fixo fora do país.

E aí? Você sabe a resposta? Continue lendo e descubra esta e outras informações sobre o processo de exportação. 

Quero começar a exportar, quais são os primeiros passos?

Mulher mexendo no celular

Para 2022, vemos a comprovação do que as perspectivas do Comércio Internacional apontaram: “uma forte recuperação do comércio global”.

Ainda não alcançamos todo potencial que o setor transfronteiriço pode obter no Brasil, mas a cada ano percebe-se que a evolução tecnológica e virtual aproxima, cada vez mais, os consumidores internacionais com os negócios brasileiros.

E por isso, para começar a exportar hoje, seja para enviar um material seu para outro país, executando a estratégia de exportação dos seus negócios ou para introduzir esses envios em seu e-commerce, se torna cada vez mais necessário conhecer como esse novo processo facilitado de exportações está acontecendo em nosso país.

As mudanças na área, relacionadas às regulamentações, são recentes e trouxeram novos procedimentos. Fique atento aos passos básicos de exportação e inicie conhecendo o seu destino final. 

Se for um empresário, basta apresentar a documentação necessária. E para ter certeza que seu envio foi concluído com sucesso, acompanhe sua mercadoria de onde estiver.

Quais documentações são necessárias para exportar?

Mulher analisando documentos no escritório.

Além de descobrir se você precisa ou não ter endereço fora do país para conseguir exportar, saiba também quais são os documentos realmente necessários para enviar seus produtos para qualquer lugar do mundo.

Essa documentação depende do modelo de envio que você deseja realizar. 

Para pessoa física precisa apenas de informações sobre a mercadoria a ser exportada. Já para pessoas jurídicas, sua empresa e as mercadorias devem ser devidamente identificadas.

Vamos à lista:

  • Cadastro como exportadora no Siscomex;
  • Registro de intenção de compra por parte do importador;
  • Contrato e a lei de câmbio correspondentes à permissão para a troca de moedas estrangeiras e representativo do título de crédito, 
  • Modelos de fatura pró-forma especificando os dados dos produtos;
  • Documentos do contrato de exportação;
  • Não é necessário ter um endereço fixo no local em que sua mercadoria foi encaminhada. Mas é preciso ter informações claras sobre o destino final de sua exportação. 

É muita burocracia, não é mesmo? Com a ShipSmart você não precisa se preocupar com todos esses detalhes, basta ter um e-commerce e garantir uma boa campanha marketing para atingir seu público no exterior, o resto a Ship resolve.

Veja a seguir as vantagens de trabalhar com uma empresa de Cross border 100% eficiente.

Como faço para exportar com segurança e facilidade?

Para quem já tem muitas responsabilidades ligadas aos seus negócios, decidir ampliar suas vendas para fora do país pode parecer mais trabalho a fazer.

Mas, na verdade, existem novas formas de exportar nas quais é possível ter seus envios atravessando fronteiras através de um sistema inteligente, seguro e inovador.

Com a ShipSmart, você encontra vantagens incomparáveis:

  • Ajudamos você a calcular impostos e taxas sem dificuldades;
  • Retiramos seu pacote onde você estiver;
  • Se desejar, você pode entregar seu envio em um dos nossos postos de coleta; 
  • Faça seu cadastro 100% online: é rápido, fácil e completamente seguro.

Se você quer uma experiência única para você ou sua empresa, não espere mais nenhum minuto! Envie sua mercadoria para o mundo com agilidade e segurança.

Com o suporte da ShipSmart, você consegue manter seu estoque em solo nacional garantindo que seus pacotes cheguem aos destinos internacionais sem surpresas, sem perda de tempo e com os melhores preços do mercado.
O que está esperando? Alcance pessoas em qualquer lugar do mundo, sem bloqueios, através da melhor e mais inovadora experiência do mercado logístico de exportação e Cross border.