CROSS BORDER
- 01/03/2022 -
TEMPO DE LEITURA: 7 MIN.

5 tendências de customer experience e comportamento do consumidor Cross border

Já ouviu falar em customer experience? Quando um consumidor acessa uma loja online, ao iniciar sua jornada de compras, ele deseja encontrar a melhor experiência de navegação. A satisfação desse desejo tem refletido diretamente nas conversões de vendas.

Por isso, investir na experiência do cliente se tornou fundamental para quem quer crescer no mundo do Cross border. Acompanhe agora as principais tendências de customer experience para 2022.

O que é customer experience?

O comportamento do consumidor tem mudado e se tornado cada vez mais exigente a partir das transformações digitais, dos avanços tecnológicos e da facilidade na realização de envios internacionais.

Uma experiência de compra online positiva é aquela iniciada em um canal de vendas rápido e fácil de usar, que permite que os consumidores encontrem o que estão procurando, descubram novidades, paguem com praticidade e recebam suas mercadorias com qualidade e rapidez.

Esse processo é conhecido como customer experience ou experiência do cliente. E no mercado transfronteiriço, tem se tornado o principal fator de sucesso de vendas.

Quem são os consumidores Cross border?

mulher mexendo no celular no mercado ilustra o que e customer experience e comportamento do consumidor no Cross border

Desde 2019, com o início da Pandemia e os avanços do meio virtual, empresas e vendedores se depararam com um crescimento gigantesco nas atividades de compras internacionais e até hoje estão aproveitando esse aumento de consumidores por compras online.

Cada vez mais navegadores digitais, por conta própria, estão experimentando comprar de lojas internacionais para encontrar os itens exclusivos que desejam.

A praticidade de estar em qualquer lugar e mesmo assim, encontrar experiências de compra convenientes e sem complicações, que ofereçam segurança, rastreamento simplificado e qualidade no recebimento, tem conquistado a satisfação dos clientes e proporcionado mais vendas.

E é nesse cenário que surge o consumidor Cross border e suas necessidades específicas que vão desde:

– Conseguir pagar em sua moeda local ou com seu método de pagamento preferido;

– Acessar uma linguagem clara sobre taxas e impostos relevantes; 

– Pagar taxas de envio mais baratas;

– Contar com recebimentos rápidos e processos de devolução facilitados.

Esses são alguns dos pontos que podem ter impacto direto no customer experience Cross border. Por isso, é importante ficar bem informado sobre as novidades no sistema de experiência do cliente para alcançar resultados ainda melhores neste ano.

Tendências de customer experience para 2022

As tendências customer experience para 2022 estão centradas em um foco maior no atendimento ao cliente, nas políticas de privacidade e segurança, nos requisitos de acessibilidade, na experiência do usuário no meio digital e no envio simplificado.

Continue lendo e veja detalhes sobre cada uma dessas tendências.

1. Atendimento ao cliente

homem mexendo no celular com um gato no colo ilustra o  comportamento do consumidor no mercado cross border

Nada de canais de comunicação engessados, com difícil acesso, longas esperas e linguagens incompreensíveis. 

É preciso oferecer suporte integrado e consistente, ou seja, atendimento por diferentes canais com reputação de serviço eficiente, respostas rápidas e práticas, sem precisar “pegar fila”, com linguagem adequada, internacionalizada e carismática.

2. Políticas de privacidade e segurança

Ao lidar com informações dos consumidores, ofereça transparência total. Explique o porquê de cada solicitação de dados, os deixem cientes do que será feito com essas informações e apresentem suas políticas de privacidade.

Um ponto importante é trabalhar com o uso de Cookies do navegador. Eles servem para armazenar dados e informações em um site, simplificando o preenchimento automático de formulários e criando uma experiência mais personalizada. Para obter esses dados, o usuário precisa concordar com os Cookies.

Quanto às ações de segurança, lembre-se que uma experiência de compra online segura proporciona a confiança do cliente e constrói uma forte reputação de marca.

3. Acessibilidade

Para estar atualizado sobre a acessibilidade ideal é preciso estudar e entender as necessidades dos seus clientes. Aqui vão algumas sugestões.

É possível adotar práticas de acessibilidade em suas plataformas como a adição de tags alt a cada imagem, garantindo descrições que possibilitam a experiência de pessoas com deficiência visual que usam um leitor de tela.

Outro exemplo é a criação de botões de call-to-action descritivos, com chamadas claras e eficientes para uma ação específica em seu site.

É importante também conferir se seus consumidores em todo o mundo estão conseguindo acessar com facilmente seu site, a partir da tradução para diferentes idiomas.

4. Experiência do usuário web

pessoa mexendo no celular na rua ilustra o  comportamento do consumidor no mercado cross border

Além de um bom atendimento ao cliente, a experiência do navegador pelo site também requer o investimento em um design fácil de navegar e com conteúdos que geram interesse ao consumidor.

A tendência agora é proporcionar um site coeso, prático e fácil de navegar, com o carregamento rápido das páginas, fontes claras de se ler, design profissional e um menu bem convidativo e organizado.

5. Envios simplificados

Para trabalhar com comércio Cross border é preciso saber oferecer serviço de envios com qualidade, para que a experiência do consumidor seja positiva e ele realize novas compras. E diante das antigas burocracias, essa etapa de conclusão de venda precisou se atualizar.

Por isso, a tendência agora é apostar em empresas de exportação que consigam alcançar pessoas em qualquer lugar do mundo, sem bloqueios e com simplificação no envio, facilitando a vida de empresas e vendedores que, assim, podem se dedicar mais em alcançar novas transações.

A ShipSmart é uma empresa que oferece a melhor e mais inovadora experiência do mercado logístico Cross border. 

Encarregada de cada fase de envio e acompanhando todo processo até a entrega, a ShipSmart faz sua mercadoria chegar aos destinos internacionais sem surpresas, sem perda de tempo e com os melhores preços do mercado.

-Gostou do conteúdo e quer entender melhor como a ShipSmart trabalha? Visite nosso site e descubra como seus envios podem atravessar fronteiras através de um sistema inteligente e inovador.